AQUI – Uma experiência comestível sobre um menu em mudança é uma instalação tipográfica comestível, construída com produtos alimentares de origem local. Uma união entre cultura local e design tendo em vista uma mensagem consciente e para o futuro.

Ocorerrá no dia 11 NOVEMBRO – SÁBADO, entre as 10h e as 16h  Inserida na programação da Casa-animal do Loulé Design lab.

O objetivo da instalação é consciencializar sobre questões ligadas aos atuais sistemas de consumo alimentar, reforçando a importância da escolha de produtos locais e sazonais, como uma opção de sustentabilidade.

Convidamos à reflexão sobre a industrialização dos modelos de consumo e sobre a distância que a maioria dos alimentos percorre até ao seu destino. Sugerimos a mudança de hábitos alimentares e Aqui destacamos o papel desempenhado pela agricultura de pequena escala, que oferece opções mais ricas e variadas e representa menor pressão ambiental, assim como impactos económicos mais relevantes para o território.

Cada dentada também é cultura, pois a comida transporta uma carga cultural, social e política, que pode ser (re)interpretada de acordo com as vivências de cada um.

A exposição insere-se na ação “Menu de Mudanças”, promovida pelo Slowfood Internacional, que defende a biodiversidade como elemento fundamental para a saúde dos ecossistemas, apoiando medidas como o consumo de alimentos locais, sazonais e de diferentes variedades. Esta experiência comestível conta ainda com a participação do Tempero, que associa a identidade e as tradições alimentares à sua oferta cultural e de turismo criativo.

Ficha Técnica:

Desenho de exposição:

Alexandros dos Santos Alexandra dos Santos Design

Otília Eusébio SlowFood Algarve e Associação das Terras e das Gentes da Dieta Mediterrânica

Marco António I. Santos e Susana Calado Martins Barroca, produtos culturais e turisticos

Casa-animal

A Casa-animal é uma escultura-monumento-palco metálica, desmontável e transportável, construída a partir de uma noção híbrida de escala, entre homem e animal. É um lugar que partilha qualidades de abrigo, capela e estrebaria. Resulta da colaboração entre a Musa paradisiaca e o Arquiteto Miguel Roxo, com o apoio do Engenheiro Vasco de Barros.

Inaugurada este ano em Março em Lisboa, passou depois por Évora e será agora instalada ao ar livre, na cidade de Loulé, na Cerca do Convento do Espírito Santo, durante o período de 3 a 18 de Novembro.

Links

http://barroca-culturaeturismo.pt/

https://www.facebook.com/slowfood.algarve/?ref=br_rs

Menu de mudanças

https://www.facebook.com/events/1140504409414471/

programação da Casa-animal

https://www.facebook.com/events/307415386333102/?active_tab=discussion

http://louledesignlab.pt/